20-hour-banner

Frase de Steve Jobs “programação ensina as pessoas a pensar”.

Você conhece o Code.org? O presidente Obama apoia e incentiva todas as pessoas, inclusive crianças a aprenderem programação. A instituição tem parcerias com personalidades famosas como Mark Zuckerberg e Bill Gates, por exemplo.

“Nós vivemos na era de constantes mudanças”, Obama diz. “Mudanças que afetam no nosso modo de viver e no modo de trabalhar. Trabalhar exige muito mais habilidades, e essas mudanças não são novas, e só vão cada vez mais acelerar. Então a pergunta que temos que nos fazer é, como podemos fazer para termos certeza que todos tenham sucesso na nova economia?” A resposta do presidente é programação e computação, porque tudo está interligado.

O Code.org tem um canal no youtube onde tem vários vídeos mostrando onde a tecnologia esta presente nas profissões, por essa razão Obama diz que temos que aprender o básico da ciência da computação.

A tecnologia aqui em casa é muito presente. Não cronômetro quanto tempo eles ficam no iPad, Xbox ou televisão, até porque não ficamos muito tempo em casa. Cada um tem a sua rotina. Escola, descanso, esportes e atividades livres. Diria que eles ficam 2 horas no total por dia, as vezes até menos, as vezes nem querem.

Eu, Juliana, acredito que no futuro dos meus filhos a tecnologia será muito mais presente do que é hoje. Ao pensarmos no celular, por exemplo, quando dormimos quem hoje em dia desliga? Ou, quantos apps existem para facilitar a sua vida? E o Wi-fi cada vez mais presente em todos os lugares, sou cliente NET por exemplo, quando estou na rua ele conecta automaticamente.

A ideia desse post não é mostrar se esta certo ou errado essa iniciativa, mas uma pausa para uma reflexão. Imagine você, por trás desse post existem uma infinidade de códigos. Pontos, colchetes, exclamações e configurações….

Hideo no colégio tem aula de computação, mas de uma maneira bem leve e lúdica. Já ouviram falar do jogo Minecraft? Esse jogo tem uma versão educativa para as escolas do mundo todo, onde os professores utilizam para ensinar história, matemática e outros idiomas. A vantagem do jogo é que ele permite a construção de diversos cenários.

Essa iniciativa acredita que o conhecimento e seus fundamentos básicos em programação, promove a criatividade e desenvolve habilidades de resolução de problemas, preparando os estudantes para qualquer carreira no futuro, porque os softwares e computadores estão em toda parte.

Nesse link você acessa vários jogos para crianças a partir de 4 anos de idade. https://studio.code.org tem Minecraft, Frozen, Angry Birds entre outros. São bem interessantes e em português.

No Brasil, na cidade de São Paulo tem a Futura Code uma escola de programação de games e apps para jovens de 7 a 17 anos. Os alunos criam, aprendem, se desenvolvem e realizam seus sonhos!

Confira mais sobre o Code.org no link https://code.org/